quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sustentabilidade

O que é impacto ambiental?

Na natureza existe uma harmonia nas relações entre os seres vivos e o meio ambiente. É chamado equilíbrio ecológico. Ao quebrar esta harmonia, provoca-se o impacto ambiental. Podemos dizer então que impacto ambiental é uma espécie de “choque” que rompe o equilíbrio ecológico.

Para entender as causas; consequências e localizações dos impactos ambientais é preciso recorrer a varias áreas do conhecimento. Entre elas: a Geografia, a História, e a Biologia são fundamentais.

Quando o homem rompe o equilíbrio ecológico:

Os impactos ambientais eram muito pequenos no inicio da história humana. O aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico , no decorrer do tempo, intensificaram a dimensão destes impactos.

A indústria foi a atividade que mais acelerou este processo de destruição da natureza. Com a revolução industrial e o desenvolvimento tecnológico, o homem não é mais submisso ao meio natural. Desenvolveu técnicas para “vencer obstáculos naturais e explorar de maneira otimizada os recursos que o meio ambiente lhe oferece”.

Mas nenhuma agressão a natureza fica impune. Os inúmeros impactos ambientais ocorridos, ameaçamdo a sobrevivência do homem na Terra, como a dos demais seres vivos. Em toda parte, rios ficam inavegáveis, inúmeras espécies animais e vegetais estão extintas ou em vias de extinção!

O mundo Acorda para os problemas ambientais:

A ideia de um modelo de desenvolvimento que não agrida a natureza e priorize o ser humano foi resultado da tomada de consciência de parte da humanidade de que a agressão desenfreada à natureza poderia ter consequências catastróficas.

Essa consciência, porém, só veio na década de 1970, quando os países subdesenvolvidos realizavam seus processos de industrialização tardio e dependente. Só então as questões ecológicas e preocupação com fatos como a elevação da temperatura global; a poluição atmosférica; a poluição das águas e dos solos, despertaram a consciência mundial para os problemas ambientais.

Desde então a ONU realiza conferencias para debater questões como O Desenvolvimento Social e o Meio Ambiente e ao mesmo tempo tentar encontrar soluções para os principais impactos ambientais já causados.

Estocolmo – 72:

A primeira conferencia das nações Unidas sobre o homem e o meio ambiente foi realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972.

Nesta reunião foram discutidas duas propostas diferentes sobre o tema Desenvolvimento X Meio Ambiente: a do desenvolvimento zero e a do desenvolvimento a qualquer preço.

Com posições antagônicas, Estocolmo – 72, chegou ao fim sem uma solução conciliatória. Entretanto a crise do petróleo, em 1973, mostraria que os recursos naturais são esgotáveis e o tema voltaria a ser discutido na década seguinte.

Desenvolvimento sustentável; nosso futuro comum:

No inicio da década de 1980, a ONU formou a Comissão Mundial sobre o meio ambiente e o desenvolvimento; encarregada de estudar o tema discutido na década passada.

Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, a comissão publicou em 1987, um estudo denominado Nosso Futuro Comum, Relatório Brundtland(como ficou conhecido).

Este documento propunha uma alternativa as duas propostas apresentadas na conferencia de Estocolmo: a do desenvolvimento sustentável, que busca combinar desenvolvimento e preservação do meio ambiente.

Segundo este relatório, desenvolvimento sustentável é “aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas”.

Ficou claro, nessa visão desta relação; homem-meio ambiente, não existe apenas um limite mínimo para o bem estar da sociedade; há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, para que eles sejam preservados!

ECO – 92:

Com base no Relatório Brundtland, a ONU convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, que se realizou em junho de 1992 no Rio de Janeiro e ficou conhecida como Cúpula da Terra ou ECO – 92.

Nesta foi redigida a Carta da Terra ou Declaração do Rio(agenda 21), que atribui aos países mais ricos maiores responsabilidades pela conservação do meio ambiente. Algumas metas foram estabelecidas!

RIO+10:

Dez anos depois representantes de quase todos os países se reuniram em Johannesburgo, África do Sul, para avaliar quais metas estabelecidas na Agenda 21 foram alcançadas. Foi a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como RIO+10, nesta foi evidenciado que as metas não foram levadas tão a sério como deveriam ter sido. Agora em

2012 ocorrerá o RIO+20, o qual irá ter o proposito de novamente avaliar o progresso quanto a Agenda 21. Contudo creio que não será muito diferente de dez anos atrás!

Considerações finais:

A História mostra que a sociedade sempre esteve a se desenvolver. Quando olhamos do século XVI até a contemporaneidade. Percebe-se que o homem vem se tornando cada vez mais dependente do desenvolvimento, dificilmente se mudará isto.

E fica evidente que 40 anos se passaram desde Estocolmo e ainda não achamos um meio termo entre desenvolvimento zero X desenvolvimento a qualquer preço.

Bibliográfia:

· Terra, Ligia, Guimarães, Raul borges e ARAÚJO, Regina. Conexões : estudos de Geografia do Brasil. 1º Ed. São Paulo 2010

· São Paulo. Moderna (Coleção Polêmica). 1990.

· MARINA, Lúcia, RIGOLIN, Tércio. Geografia geral e do Brasil: volume único, 1º impressão. Editora Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário