sábado, 28 de janeiro de 2012

Baby Boom:


O período de maior crescimento vegetativo da população brasileira ocorreu:
a) entre os anos de 1940 e 1970, devido ao rápido declínio das taxas de mortalidade e manutenção, em patamares elevados, das taxas de natalidade.
b) entre 1972 e 1940, devido à entrada de milhares de imigrantes no país.
c) entre os anos de 1960 e 1990, devido às mudanças estruturais ocorridas na economia brasileira.
d) nos primeiros anos do século XX, em decorrência das medidas sanitárias implantadas em todo o
território nacional.
e) entre os anos de 1988 e 2008, em decorrência do planejamento familiar sugerido em nossa última
Constituição Federal.
Bibliografia: MAGNOLI, Demétrio e ARAÚJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo:
Moderna, 2005. Pag 230.
Solução da questão (A)
A escolha da alternativa “A” justifica-se, pois o amplo conjunto de medidas sanitárias tomadas nas
primeiras décadas do século XX provocou uma substancial queda das taxas de mortalidade. Infelizmente, não houve o referido acompanhamento por parte das taxas de natalidade, o que provocou o fenômeno conhecido por explosão demográfica, ou baby boom, sendo que a população brasileira passou de 41,2milhões, em 1940, para 93,1 milhões, em 1970, representando um crescimento de 130% em apenas 30 anos.
Justificativas das alternativas que não respondem a questão
b) não se justifica, pois, em primeiro lugar, o conceito de crescimento vegetativo refere-se à diferença
entre as taxas de natalidade e mortalidade. Nesse contexto, o fluxo de imigrantes seria considerado como uma outra modalidade ou forma de crescimento populacional. Em segundo lugar, no período
considerado, tanto as taxas de natalidade quanto as de mortalidade eram altas, o que fazia com que o
crescimento vegetativo fosse baixo.
c) não se justifica, pois o que se percebeu, a partir do final da década de 1960, foi uma generalizada queda das taxas de natalidade em decorrência da rápida alteração do comportamento reprodutivo de nossa população, o que, por sua vez, estaria relacionado com as transformações estruturais ocorridas na economia brasileira.
d) não se justifica, pois nos primeiros anos do século XX, apesar das reformas urbanas e da criação dos institutos de saúde, as taxas de mortalidade continuavam elevadas em decorrência da não aplicação das medidas sanitárias nas periferias urbanas e nos espaços rurais de nosso território.
e) não se justifica, pois o que se percebeu, nos últimos anos, foi uma substancial queda tanto das taxas de mortalidade quanto das taxas de natalidade, refletindo em baixas e decrescentes taxas de crescimento vegetativo. Ademais, a Constituição Federal de 1988 refere-se ao planejamento familiar como uma livre decisão do próprio casal, cabendo ao Estado o fornecimento dos meios necessários para o exercício desse direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário