quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mas por que a Luiza foi pro Canadá?


Que a Luiza esteve no Canadá todo mundo já sabe, e todo mundo já sabe que ela voltou! Mas por que cargas d'água ela foi parar lá? Para quem não sabe o motivo dela estar no Canadá, não foi diversão ou futilidade(pelo menos não só), ela foi ao Canadá fazer intercâmbio.


Na realidade eu não estou aqui para falar de Luiza, nem tão pouco me interesso pelo fato dela ter ido ou não ao Canadá... O que me interessa mesmo é a pauta do intercâmbio!

O número de jovens que fazem intercâmbio tem crescido nos últimos anos. Segundo os dados fornecidos pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association - associação de agências de intercâmbio), no ano de 2004, aproximadamente 42 mil brasileiros, na faixa de 18 a 30 anos, optaram por essa iniciativa, ante 35 mil em 2003. Essa experiência é um diferencial para o currículo do estudante e também para sua vida pessoal.

“A palavra intercâmbio significa troca, ou seja, além de mandarmos estudantes brasileiros para o exterior também recebermos alunos estrangeiros” explica Cristiane Sousa da agência IED – Intercâmbio Cultural. Essa troca pode ser de experiências, cultural, comercial, entre outros sentidos, já que muitos jovens têm como objetivo não só aprender uma nova língua, mas também se divertir. Michelle Smith é americana e faz cursos de língua portuguesa e de antropologia na PUC. Ela afirma que a praia foi um dos pontos que a fez escolher a cidade carioca.

Mas além de toda a diversão, fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente de crescer profissionalmente. A maioria das empresas leva em consideração uma experiência no exterior durante o processo de seleção para uma vaga. Rodrigo Vilela, presidente da Empresa Júnior PUC-Rio confirma. “No momento em que selecionamos candidatos para a empresa, isso se configura como um ‘plus’, ou seja, um diferencial.”




Fonte: http://www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=903


Lembre-se que estamos numa época em que no mercado de trabalho sobra mão de obra, porém falta mão de obra qualificada. Não polpe na hora de se qualificar, pois hoje o maior diferencial é a sua formação e experiência acadêmica. E o intercâmbio é de longe uma otima opção. certa está a Luiza que foi pro Canadá, estudar!


Algumas das principais universidades para fazer intercânbio:
Na Alemanha, a universidade que mais recebe alunos brasileiros é a Universidade Staatliche Hochschule Fur Musîk- Karlsruhe que tem trabalhos voltados para a pesquisa em área artística. Outro estabelecimento de ensino é a Universidade Católica de Eichstätt Ingolstadt (KUEI), que recebe alunos de todas as áreas de ensino.

Já no Canadá as principais faculdades são da Universidade de Quebec em Montreal e da Universidade de Saint Marys. Ambas recebem estudantes de todas as áreas de ensino, mas particularmente de artes.

Na Espanha há mais oferta de universidades dispostas a receber alunos brasileiros, principalmente quando subsidiados por alguma instituição brasileira de ensino superior, com ênfase em mestrados e doutorados. As principais são: Universidade de Salamanca, Universidade de Barcelona, Universidade de Múrcia, Universidade de Granada e Universidade Autônoma de Barcelona.

Nos Estados Unidos as áreas de atuação mais fortes são medicina e artes. Aquelas que mais contêm convênios com universidades brasileiras são Auburn University, University of Miami - School of Medicine, University of Wyoming, Universidade de Cincinnati e Universidade de Ohio.

Na França as áreas mais fortes são comunicação, direito ambiental e até mesmo agricultura. Os principais convênios são com a Université Michel de Montaigne Bordeau III, Universidade de Limoges, Universidade de Cergy-Pontoise e Universidade de Montpellier I e II.

Na Austrália a principal universidade é a Universidade de Sydney. No Chile é a Universidade de Chile e a Pontifica Universidade Católica do Chile.


Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/intercambio/as-principais-universidades.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário